quarta-feira, 4 de maio de 2016

REFLEXÃO: MAIO AMARELO

MANKE ARQUITETURA

Hoje vamos falar sobre um assunto extremamente importante, mas que infelizmente vem sendo negligenciado pelos gestores do nosso país e pela própria população.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo esta a nona maior causa de mortes no mundo. 

Para piorar, o Brasil é o quinto maior país recordista de mortes causadas pelo trânsito, e por isso, o MAIO AMARELO nasce como um movimento coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil, onde busca a melhoria da segurança no trânsito promovendo a consciência social através de pequenas ações.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você possa contribuir para um trânsito mais seguro:


1. Se beber, não dirija! 

Todos estão carecas de saber, mas se você for beber, por favor, opte pelo transporte público, táxi, Uber ou pegue uma carona com aquele seu amigo que não estiver consumindo bebidas alcoólicas.


2. Gentileza gera gentileza.

Se está dirigindo, procure fazer gentilezas no trânsito. Respeite as outras modalidades de transporte e pare mais vezes na faixa de segurança. Procure dar a vez para outro motorista e agradeça quando lhe fizerem o mesmo. 


3. Seja educado.

Respeite a sinalização e a velocidade máxima indicada. Lembre-se do que aprendeu na autoescola: Direção preventiva e não agressiva. 


4. Esteja com seu veículo em dia.

Procure fazer revisões periódicas e faça manutenções quando necessário.

5. Use o cinto de segurança.

Não subestime o poder de um cinto de segurança. Use-o sempre! Inclusive se estiver sentado no banco traseiro. Ele pode salvar a sua vida. 


6. Use capacete.

Se você prefere a motocicleta, não deixe de utilizar o capacete. O mesmo vale para ciclistas, skatistas e para os adeptos de outras modalidades de transporte, como patins, rollers, patinetes, bicicletas elétricas etc. Segurança em primeiro lugar.


7. Use cadeirinha.

Não deixe que seu filho ande sem a cadeirinha apropriada para a sua idade. Sua função é deixar a criança confortável e segura.


8. Atenção com seus animais.

Existem cintos de segurança especialmente feitos para animais de estimação. Outra opção é colocar o seu pet numa caixa adequada para transporte.


9. Não seja um otário.

Se você não é deficiente e/ou idoso, não estacione em vagas destinadas a estas pessoas. Se passar por uma blitz, não avise seus amigos bêbados. Não faça rachas. Não seja violento. Evite ultrapassagens e não dirija perigosamente. 


Então, vamos promover o bem? 
Dirija com cuidado e responsabilidade e compartilhe estas dicas com as pessoas que você ama.



Sem comentários:

Enviar um comentário